Da série: Procurar emprego nos U.S.A – E agora?

Olá,

20170301_164224-1_resizedEstive ausente por umas semanas, mas foi por uma boa causa -> Viagem ao Brasil! Muita coisa para organizar lá, mas o mais importante foi passar um tempo com a família e amigos. Enfim, as “férias” acabaram, digo férias, pois, desde que me mudei para os E.U.A, não podia trabalhar, em função da espera pelo autorização de trabalho junto ao serviço de Imigração, mas ela chegou e junto dela vem uma série de dúvidas, ansiedade e expectativas, como:

O que fazer agora?

Onde começo a procurar por empregos?

Será que meus diplomas valem aqui?

E será que toda a experiência acumulada ao longo da minha carreira no Brasil serão importantes aqui?

Ah, e meu inglês hein?! Será que está bom o suficiente para um entrevista de emprego e até mesmo para trabalhar num ambiente onde se fala inglês o dia todo?

Bom, como disse muitas perguntas, surgem nessa hora, e uma sensação de friozinho na barriga vem junto também. Esse sentimento é natural, afinal somos seres humanos, e temos um péssimo hábito de sempre ficarmos ansiosos pensando no futuro, daí logo vem a angustia, o medo, entre outros sentimentos. Mas espera aí,  já não se dizia que o futuro é um presente bem vivido? Então, o que decidi para mim foi:  deixar de me preocupar nos “será”, e viver o hoje, com tranquilidade e clareza do que realmente quero para minha carreira. Ah, e acrescentar Amor, pensamento positivo todos os dias!

Respondendo algumas perguntas citadas acima: SIM, SIM, SIM! Os nossos diplomas adquiridos no Brasil valem aqui sim. Talvez alguma empresa peça para fazer uma tradução. Eu precisei usar uma vez, e usei a MendWord (link final do post), que é bastante rápida e eficiente.  E sim, a sua experiência profissional conta aqui e muito, aliás pelo que ouvi de alguns amigos e pessoas do mundo de RH, é que os americanos valorizam bastante a diversidade cultural e experiências internacionais, que podem ser um plus quando uma empresa está buscando por um candidato que tenha vivência em determinada cultura, idioma, ou até mesmo um mercado/país que essa empresa esteja  interessada em explorar.

E claro, não diferente do Brasil, tem que se preparar e muito na busca pelo emprego. Acho que até mesmo antes desse passo, é importante se perguntar o que realmente você quer fazer? Se quer ainda seguir a mesma carreira, e/ou trabalhar no mesmo tipo de empresa que estava no Brasil? Ou se quer tentar algo totalmente diferente, como uma nova área de atuação, ou até mesmo empreender. E esse é o momento! Assim como eu, você está num período sabático, e aproveitar esse momento para obter essas respostas é muito importante e digo mais, ser GRATA de poder fazer essa escolha AGORA.

Então, o que fazer agora? Pesquisar, ler muito: Linkedin, internet em geral, contactar associações ou grupos de brasileiros perto de onde mora (sempre tem uma), consultar a embaixada brasileira, buscar por organizações non profit (sem fins lucrativos). E sim é o que estou fazendo, aliás já estava fazendo isso muito antes de obter minhas aprovações, porque já queria me preparar e entender melhor as oportunidades desse novo país.

Agora, estou na minha fase exploratória, fazendo minhas pesquisas, meu network com empresas, organizações, e novos amigos. E logo, logo, aparecerá algo bem legal, que tenha sentido para mim e que esteja alinhado com o que busco em termos de trabalho e carreira. É simples assim, dar o 1. passo, fazer os movimentos necessários para que o universo possa fazer a parte dele também. 😉

E como lição fica ter paciência, acreditar no seu potencial, se valorizar, se respeitar. Eu, você somos tão bom profissionais quanto os locais. Lembre-se disso! Obstáculos, inseguranças sempre surgirão em qualquer lugar do planeta. E se você pensar bem, as inseguranças também vinham quando estava no seu país, certo?

E pra finalizar, gostaria de comentar sobre uma uma organização bem bacana, que estou em contato, e que acho bem legal dividir. É a Upwardly, trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, e que ajuda imigrantes com experiências no mundo corporativo a ingressar no mercado dos EUA. Funciona como se fosse uma empresa de outplacement, mas ela não cobram nada por isso, e ajuda de forma bastante didática e consultiva em todo o processo de preparação para busca de empregos, segue o link abaixo:

UpWardly

MendWord

Ter Fé em mim, e tenha FÉ em VOCÊ! 

 

Até mais,

Beijos, beijos. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s