Voluntariado em San Francisco.

Olá,

20170117_153158_resized

Hoje vou falar sobre o programa  de voluntariado que faço parte, e também dar algumas dicas de como funciona caso você tenha interesse em vir para cá ou para qualquer cidade dos EUA.

Recentemente me inscrevi numa organização bem bacana, chamada 826 Valencia. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos dedicada a apoiar os estudantes de seis a dezoito anos, e que estão matriculados em escolas públicas da Bay Area (baía de SF). Basicamente a 826 oferece diversos programas com foco no desenvolvimento das habilidades dos alunos na escrita criativa e expositiva. E as composições  após finalizadas são publicadas regularmente em livros, revistas e jornais da 826.  Existem alguns outros projetos junto com a iniciativa privada, e empresas como Google entre outras, elaboram temas e os estudantes desenvolvem em cima desses temas histórias e posteriormente essas histórias são contadas através de alguma plataforma digital e animação dessas empresas.

É uma iniciativa bem legal, e fazer parte dela como tutora, tem me trazido uma experiência muito rica. Primeiro porque tenho a oportunidade de conhecer mais de perto a cultura e os hábitos das crianças e adolescentes, alguns deles são americanos e outros são imigrantes de diversas nacionalidades. Segundo, é muito prazeroso ajudá-los no processo de aprendizagem, como: ajudá-los a pensar, explorar idéias e criar com liberdade de imaginação, e sem medo de ser julgado. Terceiro, tenho a possibilidade de aperfeiçoar meu inglês, enriquecendo meu vocabulário. E por fim, também estou de certa forma aprendendo, afinal sempre gostei de escrever, hoje tenho esse blog, e escrevo também artigos na minha área que é desenvolvimento pessoal. Toda essa vivência tem me ajudado não só a aprimorar a minha comunicação, mas também a me tornar uma pessoa mais ligada nas pessoas e paciente.

Sobre o trabalho voluntário nos EUA, ele é muito valorizado na cultura americana. As universidades e faculdades, inclusive, levam bastante em consideração as experiências voluntárias dos estudantes na hora da admissão. Em outras palavras, caso um estudante esteja pensando em entrar para tal universidade, as suas horas como voluntário irão contar pontos no momento da admissão.

Se você vem aos EUA com visto de turista (*) ou de estudante, você pode aplicar-se num dos diversos programs que o país oferece. Vou deixar abaixo uma lista de links que você pode consultar, basta acessar a organização que mais lhe agrada, preencher os devidos formulários e aguardar a resposta. Veja, no meu caso como eu estava aplicando para trabalhar com crianças e adolescentes, foi necessário realizar exames de sangue, pele (TB test), bem como a biometria para análise de antecedentes criminais (LiveScan). Mas todos esses detalhes de como fazer, custo e onde fazer, será informado pela ONG que você se cadastrar.

Link: 826 Valencia

Jovens embaixadores:

Esse programa é da Embaixada Americana no Brasil, chamado Jovens Embaixadores. Quando estava trabalhando pela IBM, por ser uma empresa americana, ela era um dos participantes desse programa, e eu como funcionária tive o prazer de ser convidada para ser a tutora de um estudante de Brasília. Basicamente minha atividade era ajudá-lo no inglês, e na elaboração e fala da apresentação sobre a sua cidade e cultura, que ele teria que realizar na Embaixada Brasileira nos EUA e no palácio do governo em Washington.

Você pode saber mais sobre o programa de como ser um jovem embaixador ou até mesmo um tutor através do link: Jovens Embaixadores

Best Buddies:

Esse programa é bem legal, e meu marido atua como voluntário há mais de 2 anos. Trata-se de você tornar-se um buddy (amigo) de uma criança ou adolescente que possui algum tipo de dificuldade em casa, como exemplo pai ou mãe ausentes, etc. Numa frenquência de 2 ou 3 vezes no mês, você passeia com o seu buddy, conversa, ou seja, seu objetivo é que no dia dos encontros ele/ela tenha um dia bem divertido. Acesse o link: Best Buddies

Outros links sobre trabalhos voluntários:

USA gov

Gooverseas

(*) Sempre antes de viajar consulte o site do consulado americano.

Beijo, beijo. 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s