Quem sou eu mesma?

Parte I – Diferenças Culturais

img_9412

Uma das principais coisas que tive que aprender a lidar quando me mudei para cá, foi a questão das diferenças culturais. E no início achava que, como eu estava num outro país eu deveria viver essa nova cultura em todos os aspectos (comportamento, comida, forma de cumprimentar as pessoas, etc, etc.) Bom, no final do primeiro mês, eu estava me sentindo frustrada e confusa até sobre quem de fato era a Angelica.

Primeiro, sou brasileira, e como todo bom brasileiro, a gente gosta de cumprimentar um amigo com pelo menos um beijo no rosto e um abraço. Aqui, a maioria das pessoas te cumprimentam com um aperto de mão, isso tanto amigos como familiares. No início foi muito estranho ter que cumprimentar a minha sogra apenas com um aperto de mão. Agora ela me salda sempre com um abraço bem apertado. Acho que nesse caso, foi ela quem incorporou a cultura brasileira. 😉

Claro que o cumprimento como o aperto de mão não ocorre em 100% dos casos. O meu marido mesmo quando nos conhecemos pela primeira vez, ele me cumprimentou com um abraço um tanto aconchegante.  Moderninho para um americano, sabe! Confesso, que estava esperando cuprimentá-lo com um aperto de mão, e já tinha até me preparado psicologicamente para não dar uma gafe e beijá-lo no rosto.

O quero dizer é que se você se deparar com um americano um pouco mais viajado, ele até irá te cumprimentar com pelo menos um abraço. Beijo não digo, porque já seria demais para eles. Aliás isso me faz lembrar, quando o meu marido foi me visitar a primeira vez no Brasil. Ao apresentá-lo aos meus amigos, todos o cumprimentaram com um abraço e beijo no rosto. Me recordo perfeitamente, o rosto dele ficando roxo de vergonha e confuso. Ele chegou até mencionar que se sentia muito desconcertado com aquela situação. Eu entendi e respeitei, afinal o tipo de cumprimento no país dele é diferente do meu, certo. O que fiz foi comentar com os amigos mais próximos, para evitar pelo menos o beijo ao cumprimentá-lo. rsrsrs. E nem preciso dizer que as vezes ainda cometo a gafe de abraçar e tentar dar um beijo quando cumprimento algum amigo americano aqui.

Outras diferenças que me deparei aqui em San Francisco foi sobre crenças. Os americanos são bem mais fechados e algumas vezes muito céticos. E nós brasileiros somos  um pouco mais faithful (crente), místicos, e sempre temos uma simpatia para tudo né minha gente??? Então era difícil fazer um comentário mais deep (profundo) sobre determinado acontecimento ou segurar a boca para não sugerir uma simpatia para tratar do tal tersol. Justo eu que fui criada pelos meus pais que vieram do Campo e sempre sugerem uma simpatia para isso e para aquilo. Além que adoro viajar na maionese e filosofar sobre o sentido da vida.

Mas por que me senti tão frustrada?

Primeiro, porque a minha cultura está super enraizada em mim, e fazem parte de quem é a Angelica. O que percebi é que é muito mais legal e prazeroso, quando divido um pouco dos meus hábitos com as pessoas com quem convivo. Explico o porque tais coisas são importantes para mim. E o melhor não tenho mais aquele medo de ser julgada ou não. E aos pouquinhos as pessoas que são mais sensíveis, vão me dando a oportunidade de mostrar um pouco mais da minha cultura e até incorporar na vida delas. Trata-se de uma troca. Algumas coisas eu deixei de fazer, porque tenho que entender e respeitar essas diferenças e outras eu compartilho.

No último réveillon, meu marido comeu sementes de romã, lentilha, ofereceu rosas brancas à Iemanjá e pulou as 7 ondas, pela primeira vez. E na primeira semana do ano, tomou banho de sal grosso para purificar as energias. hahaha. Não só amou a experiência, como já disse que fará no próximo. Com quem ele aprendeu?

Beijo, beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s